O nome Pigalle evoca o Moulin Rouge, libertinagem, vida noturna e as assombrações dos antigos artistas parisienses… este bairro, situado abaixo da colina de Montmartre, e que tinha uma reputação bastante sórdida, melhorou a sua imagem. A velha imagem do Pigalle ainda atrai muitos turistas, mas tornou-se extremamente modernizado. Bares na moda, restaurantes com comida deliciosa, compras, há mais oferta no Pigalle hoje do que há alguns anos. Um pequeno passeio pelo bairro.
O sulfuroso Pigalle torna-se o enobrecido “So-Pi”
Este é o bairro onde o strip-tease foi inventado e que ainda abriga numerosos cabarés. Dito de forma clara, o Pigalle ainda é a zona «red-light» de Paris, com cabarés e numerosas sex-shops. Dito isto, muitas dos estabelecimentos evoluíram para formas mais convencionais e domesticadas de «lojas do amor» do que os modelos sujos e tormentosos dos anos 70.
Ainda podemos ver o Moulin Rouge, casa emblemática do cancan francês, da liberdade moral parisiense e uma fonte de inspiração para muitos filmes, músicas e outras obras de ficção, todo iluminado à noite. No entanto, as mesas de jogos, cabarés e clubes noturnos, em geral, deram lugar a lojas de conceito, espaços artísticos e restaurantes sofisticados. Este renascimento deu ao bairro do Pigalle a alcunha de “So-Pi” para Pigalle do Sul, ou a versão parisiense do Soho, em Nova Iorque. Mas vamos voltar ao nosso passeio pelo Pigalle.
Restaurantes: as brasseries parisienses estão de volta
Se você gosta de comida italiana, encontrará uma infinidade de restaurantes sofisticados no Pigalle. A poucos passos do monte Montmartre, rue de Douai, é o lugar para se estar. Não é bem uma escolha, mas para citar um, o grupo de restaurantes Big Mamma abriu o Pink Mamma, um imenso palácio de quatro andares da gastronomia italiana, há alguns meses atrás. Um menu que muda todos os meses, para deliciar as papilas gustativas, com produtos importados diretamente da Toscânia, burrata fresca e a preços razoáveis, acima de tudo. Vá com os olhos fechados, mas tente chegar cedo, porque eles não aceitam reservas.
Pink Mamma, 20bis, rue de Douai, 75009 Paris
Num estilo mais tradicional de brasserie Parisiense, onde os lugares sentados são “cotovelo com cotovelo “, serve-se comida francesa barata e sem reservas. Experimente o Bouillon Pigalle. Entre 2 e 5 euros por dose, pratos clássicos como o bife com batata frita, frango, brandade, tártaros e outros gratinados) com os seus vinhos em jarro, as pessoas acotovelam-se para chegar à porta. Chegue cedo para evitar as filas.
Le Bouillon Pigalle, 22, boulevard de Clichy, 75018 Paris
Pigalle, onde ir para uma saída à noite
Há imensos bares no Pigalle, com grande variedade. Na Rue Frochot, no mesmo bairro, é uma boa aposta: o Dirty Dick tem uma seleção de cocktails que vai impressionar os melhores apreciadores.
Viver a boa vida na companhia dos jovens do jet set Parisiense, que frequentam o Dépanneur (famoso pelos seus hambúrgueres gourmet) ou o Mansart (atmosfera festiva e matraquilhos). É um longo grito do clichê do Pigalle de antigamente. Tanto melhor.
Dirty Dick, 10 rue Frochot, 75009 Paris
Le Mansart, 1, rue Mansart, 75009 Paris
Le Dépanneur, 27, rue Pierre Fontaine, 75009 Paris
Onde encontrar alojamento agradável e a preços acessíveis na zona de Pigalle?
Se você quer ficar no centro do lendário bairro de Pigalle, eis os nossos melhores endereços:
Le Regent Montmartre, 37, boulevard de Rochechouart, 75009 Paris
Este hostel tornou-se um hotel há algum tempo. Reestruturado com um novo paladar colorido, ambiente acolhedor e acessível, o Regent Montmartre tornou-se o lugar para se ficar. Perfeito para casais, famílias ou um grupo de amigos que visita Paris, com as suas vistas deslumbrantes do Sacré-Coeur e localizado a poucos passos do metro Anvers (linha 2).
Le Vintage Gare du Nord, 73, rue de Dunkerque, 75009 Paris
No mesmo bairro animado e com boas ligações aos transportes públicos, o Vintage Gare du Nord também é calmo. Os quartos renovados e bem equipados são perfeitos para grupos de amigos e o hotel também dispõe de quartos privados. No menu: uma equipa simpática e cordial, ambiente acolhedor, guitarras e jogos de tabuleiro.